Brand
(19) 3241.1400 coppi@coppi.com.br
| BLOG
| SIGA-NOS
Trabalhe Conosco
  • EMPRESA
    • • A Coppi
    • • Política de Qualidade
    • • Política de Privacidade
  • PRODUTOS
    • • Automação | Pneumática
    • • Controle de Fluidos
    • • Instrumentos de Medição, Transmissão,
      Controle e Teste de Pressão e Temperatura
    • • Máquina de Cortar Juntas
    • • União e Reparo de Tubulações
    • • Vedação
  • Serviços
  • Contato
  • EMPRESA
    • • A Coppi
    • • Política de Qualidade
    • • Política de Privacidade
  • PRODUTOS
    • • Automação | Pneumática
    • • Controle de Fluidos
    • • Instrumentos de Medição, Transmissão,
      Controle e Teste de Pressão e Temperatura
    • • Máquina de Cortar Juntas
    • • União e Reparo de Tubulações
    • • Vedação
  • Serviços
  • Contato
Brand
  • EMPRESA
    • • A Coppi
    • • Política de Qualidade
    • • Política de Privacidade
  • PRODUTOS
    • • Automação | Pneumática
    • • Controle de Fluidos
    • • Instrumentos de Medição, Transmissão,
      Controle e Teste de Pressão e Temperatura
    • • Máquina de Cortar Juntas
    • • União e Reparo de Tubulações
    • • Vedação
  • Serviços
  • Contato

Você Sabe o que é Sustentabilidade Empresarial?

31 de agosto de 2011 Por admin

Você Sabe o que é Sustentabilidade Empresarial?

Vivemos hoje sobre o fio da navalha em relação às questões ambientais. Nosso planeta dá sinais claros de que não suporta mais o ritmo de consumo que imprimimos nos dias atuais. A poluição da terra; da água e do ar; chegaram a níveis tão altos que em alguns países certas regiões chegam ater níveis de poluentes que provocam deformidades e problemas gravíssimos de saúde para os habitantes locais.
Como vivemos numa “bolha de vida” e tudo o que se faz aqui reflete obrigatoriamente em toda parte, a sucessão de ocorrências catastróficas ligadas ao clima e ao meio ambiente, constantemente atacados pelo nosso modo de vida; acabaram forçando a humanidade a repensar sua forma de se relacionar com o planeta. Isso ajudou muito a criar e a fomentar uma consciência planetária de que algo deve mudar.
Da mesma forma, essa massa cada consumidora, cada vez mais, representa uma pressão constante sobre as empresas e suas práticas de produção e de prestação de serviços. Isso é muito positivo, pois cria nas empresas a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou de mudarem sua forma de agir de forma drástica e rápida; sob pena de verem suas vendas (e seus lucros) caírem vertiginosamente de forma perigosa e arriscada. Esse “novo comportamento” acabou recebendo o nome de sustentabilidade empresarial. Desta forma, as empresas acabaram definindo um conjunto de práticas que procuram demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que estão inseridas ou aonde atuam.
Para atribuir-se um controle maior e transformar essa preocupação num ponto de apoio ao marketing dessas empresas, a BOVESPA criou Há algum tempo um índice para medir o grau de sustentabilidade empresarial das empresas que têm ações na bolsa: O I.S.E. – Índice de Sustentabilidade Empresarial; que acabou se tornando um importante fator para despertar o interesse de investidores nas ações de empresas que possuem políticas claras de respeito à responsabilidade social de seus empreendimentos, produtos e serviços. As empresas que se interessam em adotar o índice devem responder a um questionário de aproximadamente cento e cinqüenta questões relacionadas ao meio ambiente, atuação social, governança e seu envolvimento com a causa do desenvolvimento sustentável.
Infelizmente, devemos reconhecer que a sustentabilidade empresarial ainda não é um tema central em muitas empresas. Principalmente em países como o nosso e nos países ricos, muitas corporações associam a idéia da sustentabilidade empresarial a um aumento nos custos de operação e nos preços de venda; o que provocaria um risco aos seus produtos e a sua penetração no mercado consumidor. No entanto, aos poucos, essa visão vai sendo revertida pela conscientização cada vez maior dos consumidores e a real pressão que esses grupos vêm fazendo sobre o mercado e, conseqüentemente, sobre as empresas.
Cabe a cada um de nós, como consumidores atentos, elevar o nível de pressão sobre essas empresas teimosas e deixar bem claro que; ou elas mudam sua forma de agir e controlam seus procedimentos produtivos e agem de forma mais sustentável, ou seus produtos acabarão sendo deixados de lado e elas perderão o mercado.
Mas, para que a sustentabilidade empresarial seja uma realidade em todo mundo, os consumidores devem se unir e promover uma grande onda de esclarecimento e de cobrança consciente. Devem fazer os empresários entenderem que chegou o fim do “lucro pelo lucro” e que, agora, pensar com responsabilidade e cuidar do mundo que nos cerca é crucial para nossa própria sobrevivência.
Por: Carlos Abreu
Fonte: www.atitudessustentaveis.com.br



Posts recentes

  • Transmissores em campo: 6 falhas comuns e como evitá-las
  • Válvula solenoide: conheça a história desta solução
  • Problemas comuns e soluções para instrumentos de pressão
  • Como combater emissões fugitivas?
  • 40 anos da Coppi: em 2024 celebramos nossas conquistas e as melhores parcerias

Categorias

  • Artigos
  • Eventos
  • Informações
  • Produtos
  • Sem categoria
  • Soluções
Brand

Contato

Rua P. Camargo Lacerda, 157
CEP: 13070-277 - Campinas
São Paulo
coppi@coppi.com.br
(19) 3241.1400

Links

  • A Coppi
  • Produtos
  • Serviços
  • Contato
  • Vídeos Técnicos
  • Política de Privacidade
  • Política de Qualidade
  • Canal de Denúncia

Siga-nos

| BLOG

Copyright© 2025 - COPPI COMERCIAL LTDA - Todos os direitos reservados.
COPPI Comercial Ltda. | CNPJ: 53.467.932/0001-05 | Inscrição Estadual: 244.235.111-118 | Endereço: Rua Padre Camargo Lacerda, 157 – Campinas, SP – CEP 13.070-277