Brand
(19) 3241.1400 coppi@coppi.com.br
| BLOG
| SIGA-NOS
Trabalhe Conosco
  • EMPRESA
    • • A Coppi
    • • Política de Qualidade
    • • Política de Privacidade
  • PRODUTOS
    • • Automação | Pneumática
    • • Controle de Fluidos
    • • Instrumentos de Medição, Transmissão,
      Controle e Teste de Pressão e Temperatura
    • • Máquina de Cortar Juntas
    • • União e Reparo de Tubulações
    • • Vedação
  • Serviços
  • Contato
  • EMPRESA
    • • A Coppi
    • • Política de Qualidade
    • • Política de Privacidade
  • PRODUTOS
    • • Automação | Pneumática
    • • Controle de Fluidos
    • • Instrumentos de Medição, Transmissão,
      Controle e Teste de Pressão e Temperatura
    • • Máquina de Cortar Juntas
    • • União e Reparo de Tubulações
    • • Vedação
  • Serviços
  • Contato
Brand
  • EMPRESA
    • • A Coppi
    • • Política de Qualidade
    • • Política de Privacidade
  • PRODUTOS
    • • Automação | Pneumática
    • • Controle de Fluidos
    • • Instrumentos de Medição, Transmissão,
      Controle e Teste de Pressão e Temperatura
    • • Máquina de Cortar Juntas
    • • União e Reparo de Tubulações
    • • Vedação
  • Serviços
  • Contato

Sustentabilidade vista pela indústria

23 de agosto de 2012 Por admin

Sustentabilidade vista pela indústria

Por Rizzatti
O mundo está de olho nas práticas sustentáveis das empresas. A ausência de ações dessa natureza pode colocar em risco a sobrevivência de uma indústria. Esta, aliás, é a opinião de 39% dos 60 executivos de grandes corporações brasileiras que foram entrevistados para a pesquisa “Os Desafios da Sustentabilidade da CNI”, realizada pela Confederação Nacional da Indústria, em parceria com o Instituto FSB Pesquisa e inspirada em um esforço semelhante coordenado pelas Nações Unidas, o Global Compact, que ouviu executivos de 10 países em 2010.
Focado em mensurar como a sustentabilidade está inserida na forma de pensar e fazer negócios, como tem sido os avanços dos últimos anos e quais os desafios e perspectivas para o futuro, o estudo da CNI mostra, ainda, que a sustentabilidade já ocupa um espaço relevante nas organizações. Entre os executivos ouvidos, 64% afirmam que esse é um tema tratado pela presidência, diretoria ou pela vice-presidência. Outros 18% apontam que o assunto já ocupa as gerências.
Segundo Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, o empresário tem clara noção de que a manutenção da empresa no médio e longo prazo só se dará de forma sustentável. Para Mônica Messenberg, diretora de Relações Institucionais da entidade, a indústria precisa de uma política forte de incentivo à inovação e à sustentabilidade, inclusive como forma de garantir condições de competitividade.
Quanto custa a mudança?
Mesmo sendo tratada pelo alto escalão das organizações, a sustentabilidade ainda é vista como gasto por muita gente – um grande erro, na visão de Luiz Eduardo Osório, vice-presidente de Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Externos da Raizen. “Sustentabilidade é investimento que tem retorno”, afirma.
Ser sustentável, na avaliação de 69% dos executivos que responderam à pesquisa da CNI, representa custos adicionais. Para 30% dos entrevistados, essa é a principal barreira para adoção de ações voltadas à conservação. Outros 27% apontam que o maior desafio é a falta de uma cultura sustentável.
Embora especialistas do setor apontem a deficiência de políticas de incentivo à inovação e à sustentabilidade por parte de órgãos públicos e agentes reguladores, as práticas sustentáveis, para eles, garantem condições de competitividade e oportunidades. “Os consumidores têm buscado produtos que tenham a preocupação em termos de responsabilidade socioambiental. É um grande desafio oferecer um produto de qualidade, com diferencial e preços competitivos”, analisa Vanessa Vilela, CEO da Kapeh Cosméticos.
“É caro ser sustentável, mas vale a pena porque já percebemos que estamos sendo vistos de forma diferente no exterior e podemos adquirir melhor financiabilidade internacional ou podemos também ser prestadores de serviços nesses mercados, uma vez que a sustentabilidade é uma necessidade que encaramos como oportunidade”, diz o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo.
Os macrotemas da indústria
Durante a Rio+20, a CNI apresentou documentos inéditos sobre os avanços e as oportunidades de 16 setores da indústria nacional no caminho da sustentabilidade, apresentando oito macrotemas que merecem a atenção das indústrias: energia, gestão de resíduos sólidos, clima e emissões, saneamento, biodiversidade e florestas, tecnologia e inovação, inclusão social e educação, bem como melhores práticas de gestão e governança corporativa.
De acordo com a entidade, os obstáculos do ambiente doméstico para a agenda de desenvolvimento sustentável são:
• As distorções do sistema tributário brasileiro;
• Os elevados custos e as dificuldades de acesso ao crédito de longo prazo no Brasil;
• Os escassos instrumentos da política de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade;
• A instabilidade, inadequação e administração dos marcos regulatórios na área ambiental;
• A insuficiência e precariedade dos serviços de infraestrutura;
• A insuficiência dos investimentos em educação e em qualificação dos trabalhadores;
• A obsolescência da legislação do trabalho.
Fonte: Portal HSM – 26/07/2012
Fonte: Rizzatti



Posts recentes

  • Torque controlado: precisão que garante desempenho, segurança e confiabilidade na engenharia industrial
  • Mudanças na NR1: o que a Coppi já faz e quais os planos?
  • Limpeza para uso em oxigênio: por que é tão importante?
  • Transmissores em campo: 6 falhas comuns e como evitá-las
  • Válvula solenoide: conheça a história desta solução

Categorias

  • Artigos
  • Eventos
  • Informações
  • Produtos
  • Sem categoria
  • Soluções
Brand

Contato

Rua P. Camargo Lacerda, 157
CEP: 13070-277 - Campinas
São Paulo
coppi@coppi.com.br
(19) 3241.1400

Links

  • A Coppi
  • Produtos
  • Serviços
  • Contato
  • Vídeos Técnicos
  • Política de Privacidade
  • Política de Qualidade
  • Canal de Denúncia

Siga-nos

| BLOG

Copyright© 2025 - COPPI COMERCIAL LTDA - Todos os direitos reservados.
COPPI Comercial Ltda. | CNPJ: 53.467.932/0001-05 | Inscrição Estadual: 244.235.111-118 | Endereço: Rua Padre Camargo Lacerda, 157 – Campinas, SP – CEP 13.070-277