Com crescimento médio de 20% ao ano nos últimos quatro anos, a Norgren – multinacional, fabricante de produtos pneumáticos – decidiu investir para dobrar a capacidade produtiva no Brasil. O objetivo é o de reforçar a estrutura local para manter esse ritmo de crescimento até 2015.
Para tanto, a área fabril irá saltar de 3 mil m² para 5.700 m², passando a ocupar a totalidade do prédio que hoje divide com outra empresa no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. No momento está sendo concluído o projeto de expansão e definidas as máquinas e equipamentos que serão adquiridos e as novas linhas de produtos que passarão a ser produzidas no Brasil.
Ricardo Rodrigues, presidente da Norgren Brasil e América Latina, prefere não revelar o montante dos investimentos. Observa, porém, que a estratégia do grupo IMI Norgren e da filial brasileira não é a de ser tornar a maior empresa do mercado de pneumática, mas a principal em soluções específicas para os clientes. Em outras palavras, o foco da empresa não é a liderança em volume de produtos de prateleira, mas em soluções de engenharia, de maior valor agregado.
A trajetória rumo a esse objetivo, no Brasil, além da ampliação da fábrica, passa pelo reforço da equipe técnica e de vendas, já iniciado em 2010, com a contratação de engenheiros e trainees. “Estamos investindo também para dobrar a nossa capacidade de engenharia e vendas”, afirma Rodrigues.
Dentro da estratégia do grupo, os novos contratados estão sendo treinados para entender e atender as necessidades dos setores considerados chave para o crescimento da Norgren no Brasil. São eles:
petroquímico; ferroviário; médico; alimentício e o automotivo, hoje, o de maior participação no faturamento da filial.
Rodrigues frisa que o foco em soluções de engenharia não significa descartar a atuação no mercado de produtos standard , para atender praticamente todos os setores industriais. Tanto que a empresa também está prestes a lançar o Norgren Express, serviço de entrega rápida voltado para o cliente final, com destaque para o mercado de reposição.
De acordo com Ricardo Rodrigues, o grupo IMI Norgren vê grande potencial de crescimento no Brasil e quer expandir sua participação no mercado brasileiro tanto de maneira orgânica quanto através de aquisições.
Fundada em 1925, nos Estados Unidos, a Norgren integra o grupo inglês IMI desde 1972. Desde então várias empresas do segmento pneumático foram incorporadas ao grupo, entre elas a Martonair, em 1986, a Walter Pneumatik (1994), a Herion Fluidtronic (1997), e a FAS, especializada em válvulas solenóides miniatura, em 2004. Em 2010, o faturamento do
grupo atingiu 2,3 bilhões de libras.
Por: Departamento de Marketing
Fonte: Norgren Ltda.