dez 10, 2015
nwmidia

ISA CAMPINAS REALIZA ÚLTIMO EVENTO TÉCNICO DO ANO DE 2015

No último dia 26 de novembro, a Rhodia – Unidade Paulínia recebeu o último Evento Técnico do ano de 2.015. Com o tema “SIS – Sistemas Instrumentados de Segurança”, foi realizado pela International Society of Automation (ISA) – Seção Campinas. A Rhodia foi cuidadosamente escolhida por estar dentro do Polo Petroquímico de Paulínia.

Fundada em 1.942, a Rhodia tem uma área de 1800 ha, é composta por 25 unidades de fabricação, tem um volume de produção 1.200.000 t e mais 01 centro de pesquisas e 01 centro de engenharia e projetos. A empresa tem ainda como uma de suas missões “Garantir a integridade dos equipamentos constantes do programa de inspeção (SPIE), visando a segurança das pessoas e a preservação do parque industrial e do meio ambiente”, e justamente essa missão veio de encontro ao tema escolhido para o evento da ISA.

Coppi e Ascoval (Grupo Emerson Process) abriram o evento com a palestra técnica “Alternativas de Automação para Segurança de Válvulas de Processo”, ministrada pelo palestrante Reinaldo Dallacqua Assumpção. Na apresentação foi enfatizado que o elo crítico em um sistema instrumentado de segurança são os elementos finais de controle. Prevenção de falhas espúrias em aplicações com baixa frequência de acionamento e alta probabilidade de dormência. Características de um novo projeto de válvula solenoide e os fatores a serem considerados para a sua correta especificação que podem influenciar positivamente em um processo crítico. Além de mostrar a evolução das necessidades dos clientes baseado em situações enfrentadas na planta.

A Rhodia fechou as apresentações com o tema “Gerenciamento do ciclo de vida das malhas SIS na Rhodia Paulínia”. Apresentado pelo engenheiro Hugo Hashizume, que mostrou o gerenciamento do Ciclo de Vida das malhas SIS na Rhodia do site de Paulínia abordando desde a participação nas revisões dos estudos de segurança realizados por uma equipe multidisciplinar, a validação do SIL e das SIF’s pontuados nestes estudos, verificação dos instrumentos SIS em campo, criação e manutenção dos planos preventivos e a realização periódica de Testes de Segurança.

Após a conclusão das palestras foi realizado um debate entre as empresas e o público do evento. Após o debate todos se confraternizaram em um brunch oferecido pela a ISA Campinas.

O Palestrante Reinaldo Dallacqua Assumpção ressaltou alguns pontos sobre o evento: “Conseguimos atingir o público alvo, além disso o evento superou as nossas expectativas em relação ao número de participantes, palestras técnicas muito boas, local do evento adequado e boa organização”.

ISA 26 NOV 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A COPPI tem forte atuação no setor de manutenção industrial, oferecendo serviços de recuperação de instrumentos.

13 minutos ago

Contato

Entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo!

Rua P. Camargo Lacerda, 157
CEP: 13070-277 | Campinas / São Paulo

coppi@coppi.com.br

Fone: (19) 3241.1400
WhatsApp: (19) 99363-1535