Março de 2013 / nº42
Respeitável e louvável a iniciativa que vem mudando o comportamento de colaboradores da Teadit em prol de um mundo mais sustentável. Percebendo o desperdício de papel e suas consequências para o planeta, o departamento de vendas da unidade fabril de Campinas desenvolveu, em setembro de 2012, o projeto “Impressão Consciente – Economizando Papeis e Salvando Árvores”.
O objetivo da iniciativa, que mobilizou a empresa e tornou o projeto um verdadeiro sucesso, foi o de conscientizar os colaboradores e sensibilizá-los a contribuir para reduzir a quantidade de impressões no trabalho, minimizando, assim, o impacto ambiental ocasionado pelo desperdício de papel.
Em decorrência e paralelamente à ação, o projeto proporcionou o plantio de árvores, contribuindo para melhorar a qualidade ambiental na localidade.
Durante seis meses, diversas ações foram promovidas como:
- 4 R’s (Reduzir, Reutilizar, Restaurar e Reciclar)
- Imprimir de forma consciente
- plantio de árvores
A campanha já colheu frutos. Desde seu início, em setembro de 2012, até fevereiro de 2013, mais de 70 mil folhas de papel foram economizadas, o equivalente a 10 árvores.
Além disso, a equipe envolvida plantou mudas de pinheiro nas proximidades da fábrica.
“Estou muito satisfeita por ter a oportunidade de participar deste projeto junto com a equipe. Estamos voltados para os benefícios que traz o conceito sustentável e sabemos que fazer nossa parte pode, sim, fazer a diferença. Hoje, médias e grandes empresas de diversos segmentos estão adotando práticas sustentáveis reduzindo o consumo de insumos e criando uma cultura em prol do meio ambiente”, afirmou Sandra Santos, do departamento de vendas da Teadit e umas das precursoras do projeto.
O aprendizado acumulado ao longo da campanha já é nitidamente percebido como incorporados ao cotidiano da empresa e, o que se espera, é que o comportamento consciente possa ser aplicado, não apenas no trabalho, mas em todos os âmbitos da vida dos envolvidos.
Fonte: Informativo do Grupo Teadit