Aumento foi influenciado pelas expectativas diante dos meses seguintes.
Em novembro, a confiança do setor subiu 1,2%.
A prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) de dezembro sinaliza avanço de 0,6% em relação ao resultado final de novembro, considerando-se dados livres de influência sazonal, informa a pesquisa “Sondagem da Indústria de Transformação”, da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Se confirmado, será o segundo avanço consecutivo, que levaria o indicador a 99,6 pontos, o maior índice desde julho, mas ainda inferior à média móvel de 60 meses, de 104,0 pontos. Em novembro, a confiança do setor subiu 1,2%.
O aumento da confiança em dezembro foi influenciado pelas expectativas em relação aos meses seguintes. A prévia do Índice de Expectativas (IE) mostra avanço pelo terceiro mês consecutivo, em 1,4%, alcançando 99,5 pontos. A média desse subíndice é de 103,2 pontos.
Já a leitura preliminar do Índice da Situação Atual (ISA) indica queda de 0,3%, a 99,2 pontos, abaixo também da média, de 104,9 pontos.
Os dados preliminares de dezembro indicam estabilidade do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) em 84,3%.
Para a prévia da sondagem foram consultadas 804 empresas entre os dias 02 e 17 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima quinta-feira, dia 26 de dezembro.
Confiança em baixa ante 2012
Se o indicador sinaliza aumento de confiança na comparação com novembro, no confronto com o mesmo período do ano passado os resultados ainda são negativos. O ICI mostra queda de 6,4% sobre dezembro do ano passado, após ter recuado 6,5% em novembro. A prévia do indicador que mede a confiança na situação atual registrou queda de 6,3%, após recuo de 5,9% em novembro, e aquele que mede expectativas cedeu 6,3%, depois de queda de 7,1% em novembro, sobre os mesmos período do ano passado.
Fonte: G1