– Evite imprimir. Se não tiver opção, configure sua impressora para trabalhar no modo econômico. Há também opções de softwares que ajudam o PC a obter a melhor relação entre boa qualidade e pouca tinta.
– Utilize cartuchos recondicionados. Há lojas que aceitam seus cartuchos velhos e lhe concede descontos na compra de novos.
– Procure utilizar papéis com o selo de certificação FSC (Forest Stewardship Council ou, no Brasil, Conselho Brasileiro de Manejo Florestal). Esse certificado é identificado pelo desenho de uma árvore e garante que aquele papel é oriundo de manejo sustentável, que respeita os princípios da sustentabilidade: viabilidade econômica, proteção do meio ambiente e respeito à comunidade.
– Utilize os dois lados da folha. Faça uma caixinha de “papel rascunho” e coloque as folhas que podem ser reutilizadas. Muitas vezes imprimimos errado, ou utilizamos apenas um lado da folha e jogamos no lixo, quando poderíamos reutilizá-la em outros trabalhos.
– Se você for imprimir um documento com várias páginas, utilize também os dois lados das folhas. Imprima primeiro as páginas pares e depois as ímpares.
– Conscientize seus colegas de trabalho sobre a importância de ter atitudes verdes e dê o exemplo.