Reestruturação do setor foi desencadeada por uma série de problemas de segurança alimentar
A Fitch Ratings informou por meio de comunicado que prevê uma consolidação ainda maior na indústria de lácteos da China devido ao crescimento da demanda, ao aperto da oferta de matéria-prima e à acirrada concorrência. Mas a agência de classificação de risco alertou que os podem se deparar com preços mais altos porque o número de alvos de aquisição diminuiu.
A reestruturação do setor foi desencadeada por uma série de problemas de segurança alimentar, incluindo o incidente amplamente criticado de 2008, no qual vários bebês morreram depois de consumirem fórmulas infantis contaminadas com melanina. Entretanto, o movimento de consolidação pode ajudar a corrigir a má conduta das indústrias e melhorar os padrões de segurança alimentar, não aconteceu logo após.
O lento ritmo de consolidação deveu-se parcialmente à relutância das empresas em fazer aquisições em meio à incerta perspectiva para o preço doméstico dos produtos lácteos depois dos escândalos e à falta de alvos de aquisição. Conforme estatísticas da Capital IQ, foram registrados 44 acordos de oferta pública inicial de ações (IPOs) ou fusões e aquisições no setor de lácteos da China em 2012, ante 39 até o fim de agosto de 2013.
Fonte: Globo Rural