abr 26, 2010
nwmidia

Carreira: Tecnólogo em Manutenção Industrial

Planejar, implantar e gerenciar os serviços de manutenção de equipamentos e sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos em indústrias é função desse tecnólogo. Ele faz a conservação de ferramentas, componentes e peças mecânicas, como tornos e caldeiras. Cuida das instalações elétricas das linhas de produção. Pode especializar-se em preservação de circuitos eletrônicos e microprocessadores de controle de sistemas de fabricação ou em instalações prediais e sistemas eletrônicos de segurança industriais ou residenciais

O mercado de trabalho

O profissional é solicitado para fazer manutenção e inspeção nos equipamentos de indústrias que utilizam sistemas eletrônicos, mecânicos e elétricos e também para manter em funcionamento os sistemas de empresas e organizações de outros setores, como hotéis, hospitais, emissoras de rádio e televisão e bancos. Na indústria,no entanto, estão as melhores vagas. A WEG, fabricante de motores elétricos da Região Sul,a Caterpillar, multinacional instalada em São Paulo, e a Aracruz Celulose, com unidades na Bahia, no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul,são tradicionais empregadoras desse tecnólogo. O estado de São Paulo e a Região Sul concentram grande parte dos empregos, mas a exploração de petróleo no Espírito Santo e no Rio de Janeiro aumentou a demanda pelo profissional nesses estados. Na maioria das vezes, a contratação é feita por empresas que prestam serviços para as petroquímicas, o que deve garantir um mercado aquecido pelos próximos anos.

O curso

Há boa dose de disciplinas teóricas da área das ciências exatas, entre elas cálculo, física, mecânica, eletrônica e eletricidade. Ou seja, prepare-se para muita matemática. O aluno estuda também projetos elétricos, acionamentos industriais, manutenção eletromecânica e eletrônica, programação, eletrônica digital e industrial e máquinas térmicas. É, ainda, instruído nos processos de fabricação e em sistemas gerenciais. Quase metade das aulas é prática, em oficinas e laboratórios.

Duração média: três anos e meio.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A COPPI tem forte atuação no setor de manutenção industrial, oferecendo serviços de recuperação de instrumentos.

13 minutos ago

Contato

Entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo!

Rua P. Camargo Lacerda, 157
CEP: 13070-277 | Campinas / São Paulo

coppi@coppi.com.br

Fone: (19) 3241.1400
WhatsApp: (19) 99363-1535