Seu cartão de crédito não está seguro contra fraudes nem mesmo quando está dentro da carteira, dentro do bolso. Um aplicativo para Android pode utilizar o campo NFC de um celular para se comunicar com o cartão quando aproximado para extrair suas informações pessoais.
Segundo a CBC News, o processo leva apenas um segundo para ser concluído e, como não requer nem mesmo contato físico, não deixa qualquer tipo de evidência. A emissora obteve sucesso ao testar o app em um Samsung Galaxy S3.
Para que o aplicativo funcione, no entanto, é necessário que o cartão tenha a funcionalidade NFC, que permite pagar alguma conta por aproximação. Nem todos os cartões de crédito possuem este recurso e a tecnologia ainda não é muito popular no Brasil. Cartões como o MasterCard PayPass e Visa payWave, disponíveis no exterior, estão sujeitos a este problema.
As companhias contatas pela emissora, no entanto, minimizam o problema. Segundo elas, mesmo que o número seja obtido desta forma, o infrator não teria contato com o código de segurança que fica atrás do cartão. Além disso, ao fazer uma compra online, outras etapas de verificação são necessárias, o que inviabilizaria a utilização fraudulenta.
A capital planejada do Tocantins, na beira da represa do Lageado, é uma ilha da fantasia financiada por dinheiro federal. A cidade que concentra a maior parte do dinheiro repassado ao Estado tem infraestrutura, mas não tem comércio, serviços ou atraiu indústrias fortes. Da manteiga ao sabão, quase tudo que é consumido na capital vem de Goiânia e Brasília. Mais da metade das famílias vive de empregos diretos do poder público.
A cidade ajuda a elevar os índices numa área sensível. O Estado está em 12.º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), à frente de Bahia, Maranhão, Pará e Piauí. De 0 a 10, os estudantes do Tocantins tiraram nota 4,9 em 2011. É a maior nota do Norte.
Palmas é criação do governador tucano José Wilson Siqueira Campos, 84 anos, que está no quarto mandato. Em 1988, ele negociou com Ulysses Guimarães, Fernando Henrique Cardoso, Mario Covas e José Serra a criação do Estado em troca de apoio a propostas do grupo. O Triângulo Mineiro, o Nortão de Mato Grosso e o Sul da Bahia não conseguiram se desmembrar. No comando de cada prefeitura, ele emplacou aliados. Mas cidades projetadas viraram dormitórios, que vivem do dinheiro de caminhoneiros.
O então norte goiano, maior que o Uruguai, passou de 60 municípios para 139. A ideia era chegar a 146, mas novas leis impediram. A elite econômica mora longe de Tocantins e os pobres, bem perto de silos de grãos, pátios tomados por bags – depósitos improvisados de soja – e pastos de pecuária.
Nas eleições de 2010, Siqueira Campos derrotou o então governador Carlos Henrique Gaguim, do PMDB, por diferença de sete mil votos apenas. Enfrentou um adversário apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A oposição estava fragilizada por denúncias. O ex-aliado Marcelo Miranda, do PMDB, teve o mandato de governador cassado em 2009. E o ex-prefeito de Palmas Raul Filho (PT) sofreu denúncia de envolvimento com esquema de corrupção.
Fonte: Estadão