Metodologia é tendência para a área de manutenção industrial
O conceito de análise RAM tem sido amplamente usado por especialistas em desenvolvimento e manutenção de soluções. O objetivo é otimizar a produção e reduzir impactos consideráveis sobre a receita e as despesas da indústria. As técnicas da modelagem RAM são versáteis, pois podem ser aplicadas tanto na fase do projeto de engenharia quanto na operacional e de manutenção.
A análise RAM é alicerçada nos pilares Reliability, Availability and Maintainability (Confiabilidade, Disponibilidade e Mantenabilidade). Podemos dizer que ela é a base para a própria Engenharia de Manutenção. Um tripé para os projetos. Com este método é possível prevenir, inclusive, a ocorrência de falhas nos equipamentos.
A aplicação da análise RAM possibilita um impacto positivo na lucratividade da empresa. Mais uma vez, a economia segue em pauta. O objetivo é ampliar a produtividade, reduzir custos e aumentar a lucratividade. Neste sentido, vale ressaltarmos as características do tripé, com cada um dos pilares.
Confiabilidade
Esse pilar da análise RAM existe para mostrar a capacidade que uma determinada máquina, sistema ou equipamento tem em realizar suas atividades conforme as necessidades da empresa com relação à demanda e ao tempo. Deste modo, a confiabilidade é o que vai indicar por quanto tempo a produção poderá contar com o equipamento em pleno funcionamento.
Os níveis de confiabilidade dos equipamentos, máquinas ou sistemas são medidos por meio de algumas ferramentas. São elas: a FMEA, que analisa os modos e os efeitos das falhas; Árvore de Falhas, que se baseia em uma determinada falha e tenta descobrir as causas, refazendo toda a cadeia de acontecimentos que levaram ao respectivo gargalo; e Diagrama de Blocos de Confiabilidade (RDB), que complementa a Árvore de Falhas, mostrando a sequência de fatos que levaram ao acontecimento.
Disponibilidade
Essa é a métrica referente à quantidade de tempo em que um equipamento ou sistema realizou as suas funções. O cálculo envolve dois indicadores: MTBF (Tempo Médio entre Falhas) e MTTR (Tempo Médio de Reparo). Eles indicam, respectivamente, a média de tempo entre as falhas dos equipamentos e a média de tempo gasto para reparar os problemas.
Mantenabilidade
Trata-se de um índice que indica a capacidade apresentada por cada equipamento em voltar à ativa após o reparo, levando em consideração as condições de funcionamento exigidas pela produção da indústria.
Tal métrica pode ser definida como a facilidade que o setor de manutenção pode encontrar ao realizar o trabalho. Ou seja, quanto maior for o problema e dificuldade para resolvê-lo, menor será o nível de mantenabilidade da máquina. O que mais se leva em consideração aqui são os seguintes pontos:
1. Acesso do time de manutenção aos pontos de inspeção e reparo;
2. O movimento necessário para o reparo da máquina, de maneira lateral ou por içamento;
3. O conforto ergonômico durante o trabalho de reparo e inspeção;
4. O layout da distribuição dos equipamentos;
5. Os bloqueios que um gargalo pode causar no processo produtivo da planta fabril.
Como a Coppi pode ajudar?
Por falar em confiabilidade (um dos pilares da análise RAM), a Coppi tem como função auxiliar os clientes em seus processos produtivos e de manutenção com diversas soluções. Entre elas, para o controle de fluidos, pressão e temperatura, sistemas pneumáticos, vedação e isolamento térmico e ainda com serviços de manutenção industrial.
Nossos canais de assistência são providos de equipes técnicas altamente qualificadas e com um avançado sistema de gestão e processos. A Coppi ainda ajuda o cliente a identificar as soluções mais adequadas, conforme as metodologias de análise RAM e MCC (Manutenção Centrada na Confiabilidade), cujo objetivo é aprimorar a confiabilidade dos equipamentos e garantir maior disponibilidade e eficiência no processo produtivo.
A empresa auxilia também com a capacitação das empresas na avaliação das necessidades de manutenção das máquinas e equipamentos. Ela faz isso por meio de treinamentos e orientações especializadas. Como resultado, os clientes passam a atuar de maneira mais eficiente, maximizando a confiabilidade dos equipamentos e alcançado a excelência da produção.
Para garantir ainda mais a qualidade oferecida ao cliente, a Coppi mantém parceria com marcas líderes no mercado, entre as quais Teadit, Ashcroft, Asco | Emerson, Asvotec | Straub e Norgren. Nosso portfólio é completo e totalmente confiável, uma vez que o comprometimento é a palavra-chave para o trabalho da Coppi.
Confiança, fidelidade e comprometimento são as bases do relacionamento da Coppi com clientes, fornecedores e parceiros.