A sustentabilidade é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.
Os pontos elementares da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Esses princípios são: utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis.
A Ascoval pensando na natureza faz com que seus resíduos sejam destinados em locais adequados e devidamente licenciados pelos órgãos competentes, atendendo todos os requisitos legais.
Os resíduos perigosos são adequadamente armazenados em área coberta e impermeabilizada, para assim evitar possíveis contaminação do solo. Estes materiais são segregados e posteriormente enviados para a Resicontrol Soluções Ambientais que faz o Co-processamento destes resíduos ou seja realiza a destinação correta sem agressão ao Meio Ambiente.
Os resíduos não perigosos são enviados para empresas especializadas em reciclagem evitando a retirada de mais recursos naturais da natureza e conseqüentemente evitando a degradação dos recursos naturais.
A Ascoval tem o programa de coleta seletiva que visa a separação de seus materiais que são colocados em seus respectivos recipientes, retirados por uma empresa que faz a coleta desses materiais (papel, papelão e plásticos) para serem transformados em outros produtos com as mesmas semelhanças.
Sustentabilidade nada mais é do que utilizar os recursos naturais disponíveis hoje, sem prejudicar as futuras gerações, a Ascoval vem fazendo com que as suas atividades tenham o mínimo impacto para o Meio Ambiente.
Por: Jidinei Matias, técnico em segurança e meio ambiente
Fonte: Ascoval Informe News