Coppi presta uma homenagem a essa atividade tão importante para diversos ramos, incluindo o de manutenção industrial
O Dia da Engenharia passou a ser celebrado no ano de 1934. Mas, já no ano anterior, 1933, o Decreto de Lei n° 23.569 estabeleceu a data 10 de abril como sendo comemorativa. E o que levou o Brasil a celebrar o Dia da Engenharia? Vamos voltar a 10 de abril de 1866, quando faleceu o, até então, Comandante do 1° Batalhão de Engenharia na Guerra da Tríplice Aliança, Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita. Durante sua trajetória, o Tenente Coronel apresentou um trabalho exemplar, tanto como militar quanto como engenheiro, o que fez com que a data da sua partida fosse eternizada como o Dia da Engenharia.
Fato é que, hoje, o propósito vai muito além dessa homenagem. Na data, o universo industrial aproveita para conscientizar a todos sobre a importância da engenharia e de seus profissionais. Este é um trabalho que está presente no cotidiano de diversas empresas e pessoas e merece ser valorizado. Por isso, a Coppi fez questão de trazer o assunto à tona.
A ideia é também destacar a plena contribuição da engenharia no segmento de manutenção industrial, cujos projetos fazem toda a diferença nas atividades. Além disso, são os engenheiros que investem na criação de métodos de controle da qualidade para assegurar que todas as soluções por nós apresentadas sejam seguras e eficazes.
Por que a engenharia é tão importante para o segmento de manutenção industrial?
Um dos principais objetivos da engenharia na manutenção industrial é cuidar para que os equipamentos recuperem suas perfeitas condições de uso. Além disso, os profissionais conseguem prever possíveis falhas e quebras em aparelhos industriais com diagnósticos precisos, de modo a evitar possíveis danos.
Logo, a engenharia é essencial para a manutenção industrial, pois possibilita um planejamento de todo o trabalho a ser executado pelos demais profissionais, bem como a própria identificação das falhas e o estudo das causas. Só assim é possível antecipar os gastos, evitar prejuízos e garantir o retorno do equipamento em plenas condições.
A engenharia ainda tem uma série de outras funções. Entre elas, zelar pela segurança, que é um importante pilar na manutenção. É também a engenharia que pode planejar trabalhos ecologicamente mais corretos, com menos rejeitos e impactos agressivos ao meio ambiente.
Benefícios
É função da engenharia garantir que a recuperação dos equipamentos industriais seja plena. Para isso, o profissional padroniza tarefas, gerencia planos e calendários e determina com exatidão o quê, quando e porquê os processos devem ser executados. O engenheiro tem capacidade, inclusive, para ministrar pequenos e breves treinamentos a sua equipe, de modo que todos trabalhem de maneira uniforme, evitando medidas distintas entre os profissionais.
Com o apoio da engenharia, a Coppi oferece ao cliente vantagens seguras inteligentes e econômicas, visando redução dos custos e garantia de qualidade. Portanto, uma coisa é certa: a manutenção industrial tem muito a ganhar com a contribuição da engenharia. E a Coppi garante! Parabéns a todos!