1. Uma boa economia de água e energia é possível utilizando a quantidade máxima (indicada pelo fabricante) na máquina de lavar roupas e na secadora.
2. Os aeradores são dispositivos que podem ser instalados nas torneiras para misturar a água corrente com o ar. Assim, menor volume de água é utilizado com a mesma eficiência.
3. Banhos de banheira consomem aproximadamente três vezes mais água do que os de chuveiro, por isso, evite seu uso freqüente.
4. Economize água utilizando apenas a vassoura para manter a calçada limpa, ao invés da mangueira. Caso haja necessidade de lavar a calçada, utilize água coletada da chuva ou reaproveitada da máquina de lavar.
5. Feche a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba.
6. Se você costuma regar o jardim, faça isso no final do dia ou bem cedo, evitando assim que o calor do sol evapore a água utilizada rapidamente.
7. Colete água da chuva que escorre pelas calhas para regar as plantas, lavar a calçada e o carro.
8. O óleo de cozinha usado é um dos principais vilões da contaminação das águas: uma colher de sopa de óleo pode inutilizar milhares de litros de água. Armazene seu óleo de cozinha usado em garrafas PET e faça o descarte em postos de coleta.
9. Diminua o tempo do seu banho. Em cada minuto, você utiliza 16 litros de água, ou seja, cada minuto a mais do seu banho consome a quantidade de água que uma pessoa bebe por 8 dias.
10. Utilize uma bacia ou a própria cuba da pia para lavar frutas e legumes. Lavando-os sob uma torneira aberta, muitos litros de água serão gastos sem necessidade.
11. Torneiras pingando causam um enorme desperdício de água. Certifique-se de que as torneiras fiquem bem fechadas ou, se necessário, instale torneiras com temporizadores.
12. Ao lavar seu carro, use a água em um balde ao invés da mangueira.
Fonte: Ascoval Informe News