Tubo Bourdon é o elemento elástico mais usado nos manômetros mecânicos ainda hoje
Os instrumentos de medição, como os que são fornecidos pela Coppi, são fundamentais para a produtividade, a segurança e o controle dos processos na indústria. Graças a dois nomes que marcaram a história, hoje, podemos contar com soluções efetivas, como os manômetros, por exemplo.
Vamos falar de Edward Ashcroft e como ele adquiriu a patente do tubo Bourdon, elemento elástico mais usado nos manômetros mecânicos ainda hoje no século 21. Também, de Eugène Bourdon, engenheiro francês e inventor da peça.
Edward e Eugène: dois legados, uma história
Começando pelo francês, Eugène criou o tubo Bourdon em 1849. Essa tecnologia veio para revolucionar a medição da pressão na indústria, que passou de aplicada para movimento mecânico. Tal princípio foi, então, adotado em todo o planeta nos manômetros.
O funcionamento do tubo Bourdon acontece de maneira que um dispositivo curvado acaba sendo deformado quando submetido a pressão. Essa deformação, portanto, é lida num mostrador que indica a pressão com precisão.
Por sua vez, Edward Ashcroft, também engenheiro e com um olhar visionário para aplicações práticas de novas tecnologias, enxergou um potencial considerável no tubo Bourdon. O foco era o mercado norte-americano. Ainda em 1850, o engenheiro bolou uma jogada estratégica, adquirindo a patente do tubo. Assim, conseguiu introduzi-lo nos Estados Unidos.
Por lá, ele desenvolveu melhorias e tornou a peça mais acessível para as indústrias. Principalmente, no uso em caldeiras e/ou locomotivas a vapor, nas quais era necessária uma medição precisa para evitar possíveis acidentes. Todo esse trabalho de Edward Ashcroft, além de contribuir com a consolidação do uso dos manômetros na indústria norte-americana, ainda mostrou ao mundo a importância dos sistemas padronizados de segurança.
Ashcroft Manufacturing
A fim de produzir manômetros de alta qualidade e durabilidade, Edward Ashcroft fundou a Ashcroft Manufacturing Company, em 1852. Ele defendia a importância de a indústria atender a requisitos de segurança e eficiência. Com o intuito de proteger as indústrias a vapor e seus colaboradores, criou soluções cada vez mais assertivas, sofisticadas e confiáveis e com o tubo Bourdon como protagonista.
Foi um funcionário da Ashcroft, chamado Otto Heise, quem aprimorou o tubo Bourdon e o manômetro para alcançar uma precisão ainda maior. Isso rapidamente, tornou a Ashcroft uma referência em precisão no mercado dos Estados Unidos e o tubo Bourdon, um padrão industrial para a medição da pressão.
Não à toa, o legado de Edward Ashcroft continua regendo a atuação da Ashcroft, que inclui a Heise, empresa do grupo especialista por desenvolver instrumentos de medição de pressão de alta precisão, incluindo indicadores eletrônicos e transdutores. Suas soluções são dedicadas à indústria e aplicações científicas.
Ou seja, o compromisso com a qualidade e a inovação é mantido até hoje na Ashcroft, cuja atuação começou há mais de um século. O grupo continua trabalhando para aprimorar a segurança e a eficácia dos instrumentos para oferecer confiabilidade ao setor industrial.
O marco
A trajetória de Edward Ashcroft, assim como a de Eugène Bourdon, mostra como a visão e o pioneirismo na engenharia mecânica criam legados duradouros. Estes seguem vivos no dia a dia da indústria, que busca cada vez mais por qualidade e segurança nos processos. Assim como a Coppi, que mantém as melhores parcerias do mercado para oferecer soluções efetivas à indústria brasileira, de fabricantes com know-how de sucesso. Somos distribuidores oficiais da Ashcroft desde 1995.
Fale conosco e conheça o nosso catálogo de produtos.