O objetivo alinhar os procedimentos para manutenção de equipamentos em ISO 9001 é regular o planejamento da manutenção e a inspeção de equipamentos e máquinas. A manutenção tem o objetivo de minimizar e prevenir incidentes inesperados causados por máquinas que influenciam o plano e o cronograma de produção.
Estes procedimentos incluem as etapas seguintes:
1. Necessidade de manutenção dos equipamentos
Devido ao fato de que a manutenção de máquinas e equipamentos é muito importante para a implementação da indústria de produção, daí a necessidade de a manutenção ser configurada para eliminar e prevenir incidentes inesperados por máquinas e equipamentos que possam afetar progresso dos processos de manufatura.
2. Fazer lista de equipamentos
Todas as máquinas e equipamentos considerados ativos nas plantas industriais precisam estar em conformidade com os requisitos de produção. As equipes de manutenção devem agir em conjunto com outros chefes de departamentos a fim de preparar uma lista de cada equipamento para verificação, indicando a necessidade substituir ou reparar peças, apresentando, posteriormente, o relatório ao Departamento Técnico para aprovação.
3. Fazendo uma agenda de investigação
Baseando-se em máquinas e equipamentos utilizados, e dependendo das capacidades e finalidades dos equipamentos especializados, a manutenção pode elaborar uma programação de investigação nesse sentido, identificando as máquinas que precisam de reparos e estabelecendo um calendário de manutenção periódica de acordo com a frequência de uso dos equipamentos.
4. Implementação de Investigação
Baseado no plano de investigação, o departamento de manutenção vai investigar máquinas e equipamentos, além de registrar de forma clara:
– A duração do tempo utilizado de cada equipamento;
– A duração do tempo de manutenção previamente;
– Falhas apresentadas anteriormente;
– O status de cada máquina e equipamento;
– Necessidade de reparação, substituição ou manutenção.
5. Elaboração de um cronograma de manutenção
Após uma profunda investigação e análise de cada ativo dentro da planta industrial, o departamento de manutenção irá rever a freqüência de uso de cada máquina, de modo que isto ajudará a preparar uma programação de manutenção específica para cada tipo de máquina.
6. Estimativa de material
Depois de ter cronograma de manutenção ou reparação em mãos, a manutenção irá inspecionar a identificar as principais causas dos problemas e falhas, bem como fazer um pedido de orçamento de material para fornecimento de peças de reposição. Ao mesmo tempo, haverá fiscalização e inspeção do chefe de departamento onde as máquinas ou equipamentos são utilizados.
7. Implementação
Após a manutenção preventiva, corretiva ou planejada ser concluída, as equipes de manutenção devem organizar um relatório de inspeção e avaliação da qualidade dos equipamentos e máquinas para que sejam logo colocados em funcionamento, informando claramente sobre o estado dos equipamentos que serão substituídos.
8. Atualização de arquivos
Ao terminar os trabalhos de manutenção e reparação, o setor de manutenção pode arquivar em computador os relatórios de peças, ferramentas e máquinas reparadas e por quanto tempo elas podem trabalhar sem necessidade de novas intervenções. Cada detalhe e característica do componente inspecionado deve ser anotado.
Por: Renata Branco
Fonte: www.manutencaoesuprimentos.com.br