jul 28, 2011
admin

Petrobras investirá US$ 73 bi no Pré-sal em Santos

O Conselho de Administração da Petrobras discutiu a revisão anual do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Polo Pré-sal da Bacia de Santos (Plansal). Segundo a estatal, desde 2008 o Polo Pré-sal da Bacia de Santos tem confirmado “elevado índice de sucesso exploratório e a expectativa de grandes acumulações com elevada produtividade e com petróleo de ótima qualidade para a geração de combustíveis de maior valor agregado”.

De acordo com o Conselho de Administração, “a visão atual permite prever que os investimentos totais para o desenvolvimento dos projetos existentes no Polo Pré-sal da Bacia de Santos, até o ano de 2015, atinjam os 73 bilhões de dólares, dos quais 74% serão realizados diretamente pela Petrobras”.

A estimativa é que a produção total em Santos chegue em 2015 aos 613 mil barris diários de petróleo, o que representa acréscimo de 108 mil barris diários em relação ao plano anterior. Desse total, cerca de 60% são próprios e os demais 40% pertencem a parceiros da estatal.

“Em 2017, a meta de produção anteriormente divulgada de 1 milhão de barris diários de petróleo, deve ser ultrapassada”. Documento divulgado pela Petrobras informa que várias iniciativas estabelecidas no primeiro Plano Diretor, em 2008, já se tornaram realidade em 2011. Entre elas, o início da operação de dois FPSOs para a realização dos Testes de Longa Duração; do maior número de sondas de perfuração (atualmente são 8 em operação e mais 5 iniciarão as atividades nos próximos 3 meses); do primeiro sistema definitivo de produção, instalado no campo de Lula; do gasoduto entre o Piloto de Lula e a plataforma de Mexilhão (200 km de dutos submarinos em águas ultraprofundas); e do gasoduto entre Caraguatatuba e Taubaté (Gastau).

A Petrobras reforça que o desenvolvimento do pré-sal está sendo pensado como uma oportunidade para estabelecer um ciclo virtuoso para a companhia e para o Brasil. “Esse desenvolvimento será implementado com crescente participação da indústria nacional, da engenharia e das universidades brasileiras, contribuindo para alavancar o crescimento econômico, o emprego e o conhecimento no País”.

Fonte: Ascoval Informe News



A COPPI tem forte atuação no setor de manutenção industrial, oferecendo serviços de recuperação de instrumentos.

13 minutos ago

Contato

Entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo!

Rua P. Camargo Lacerda, 157
CEP: 13070-277 | Campinas / São Paulo

coppi@coppi.com.br

Fone / WhatsApp:
(19) 3241-1400