out 8, 2012
admin

Novo atuador IVAC da Norgren

Site: MIES
Ed. Setembro 2012

A Norgren, líder global em automação pneumática e controle de fluídos, anunciou o lançamento de uma linha de atuadores inovadores e de alto desempenho, desenvolvidos para reduzir significantemente o consumo de energia e custos operacionais para fabricantes de máquinas (OEM) e usuários finais em diversas aplicações.

Os controles pneumáticos convencionais possuem uma combinação de válvulas e ilhas de válvulas, atuadores, controles de fluxo e sensores juntamente com conexões e acessórios. Em aplicações típicas, mais de 13 componentes diferentes podem ser necessários para operar um atuador. Essa complexidade apresenta algumas desvantagens e restrições de desempenho. Através de uma colaboração muito próxima aos clientes e com intuito de fornecer uma solução que pudesse superar essas deficiências, a Norgren desenvolveu o IVAC (atuador com válvula de controle integrada) – uma única unidade que combina a válvula, os controles de fluxo, amortecimento e sensores em pacote integrado de atuação.

O IVAC é um atuador com peso e espaço otimizado, apropriado para uma diversidade de diâmetros, de 40 à 80mm, com válvula integrada e sensores magnéticos para controle completo do atuador. Capaz de ser adaptado ou integrado à novos sistemas, cada unidade exige apenas uma conexão pneumática e elétrica, eliminando a necessidade de ilha com múltiplas válvulas, componentes, tubos e acessórios.

Essa plataforma integrada diminui custos para os usuários de várias formas. É fácil de instalar, manter e substituir uma única unidade, instalação programada e não programada, menos parada para manutenção e custos reduzidos. Enquanto isso, eliminando as tubulações de ar entre a válvula e atuador o que minimiza o volume “morto”, reduzindo o consumo de ar em até 50%, diminuição significativa no custo por mm de curso quando comparado com sistemas pneumáticos convencionais. Para uma máquina operando em 2 milhões de ciclos por ano, esse resultado em economia de energia é suficiente para pagar custo do produto em 1 ano. Em adição o IVAC proporciona uma estética melhorada da máquina. A aparência ajuda a passar uma imagem mais sofisticada da fábrica, e para usuários, ela parece mais limpa e avançada.

Um número de opcionais e variáveis estão disponíveis, incluindo versão cleanline (limpa) para os cilindros industriais, que é mais fácil de lavar e ajuda os OEMs à atingir os regulamentos de higiene mais facilmente.

Os fabricantes de máquina podem se beneficiar dessa vantagem sem nenhuma mudança no design mecânico da máquina já que o IVAC está em conformidade com ISO VDMA. Seu conector único M12 para entradas e saídas pode ser ligado por multipolo ou conectado diretamente a um sistema fildbus não importando qual o protocolo que está sendo utilizado.

O design de um atuador integrado é baseado no máximo de modularidade para permitir que todos os componentes sejam montados e desmontados facilmente. Os fatores essenciais do conceito de um IVAC modular incluem módulo de pilotos localizado no cabeçote traseiro do atuador, integrado por uma interface pneumática, sensores de posição, indicador de status e conexão elétrica.

O IVAC já está gerando interesse considerável entre grandes clientes, engenheiros de desenvolvimento, gerentes de fábricas e responsáveis pela manutenção e principalmente em aplicações onde a higiene não pode ser comprometida. Um exemplo de grande empresa que ja está usufruindo Engineering Advantage através do IVAC é o líder global no mercado de equipamentos para processamento – a KHS Kriftel, que já instalou as unidades do IVAC em sua nova linha de produção CombiKeg”.

Fonte: Clipping Jul/Ago/Set



A COPPI tem forte atuação no setor de manutenção industrial, oferecendo serviços de recuperação de instrumentos.

13 minutos ago

Contato

Entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo!

Rua P. Camargo Lacerda, 157
CEP: 13070-277 | Campinas / São Paulo

coppi@coppi.com.br

Fone / WhatsApp:
(19) 3241-1400