Informativo Interno do Grupo Teadit Brasil
outubro de 2012 | n0 32
O livro Frutas da Amazônia Brasileira, cujo projeto e edição foram patrocinados pela Teadit, acaba de ser classificado entre os 10 melhores livros de Ciências Naturais do Prêmio Jabuti 2012. Além da belíssima seleção fotográfica, que destaca 100 espécies de frutas nativas da Amazônia brasileira, o autor, fotógrafo e pesquisador botânico Silvestre Silva trouxe um olhar aprimorado sobre as frutas dessa região. De maneira bela e original, Silvestre relata a importância dessas espécies para a alimentação complementar da população local e para a sustentabilidade da maior floresta do mundo.
Lançado em 1959, o Jabuti é considerado o mais importante prêmio literário do Brasil e, para a sua 54° edição, 10 livros foram escolhidos para cada uma das 29 categorias.
A Teadit orgulha-se de ter apoiado esse projeto vitorioso, que contribuiu, de forma deslumbrante, para uma importante reflexão da variedade de espécies de frutas amazônicas de uma maneira nunca antes registrada. Veja a relação dos indicados no link: http://www.premiojabuti.com.br/resultado-fase1-2012
Abaixo, reproduzimos a Carta de Apresentação elaborada pela Teadit e que está impressa na edição do livro, além de algumas das belíssimas imagens da obra:
“A Amazônia, que abriga a maior floresta do planeta, possui riquezas em profusão, muitas delas ainda desconhecidas ou pouco exploradas. Dentre tantos aspectos notáveis, essa região se destaca especialmente pela biodiversidade contida em suas matas, campos, praias, rios e lagos, universo esse apenas parcialmente desvendado pela ciência. Em meio a esse mundo natura imensurável se desponta a grande variedade e qualidade de suas frutas nativas comestíveis. Apenas parte de sua variedade chega aos mercados regionais depois de extraídas nas matas, campos e margens ou colhidas em áreas de plantio das espécies mais populares.Algumas dessas frutas, porém, já fazem parte da cultura alimentar regional e vem ganhando espaço nas gôndolas pelo país e, mais recentemente, pelo mundo.
Essa cultura sustentável e economia já são significativas, mas têm muito espaço para expandir.
É esse o mundo de sabores e cores que o livro Frutas da Amazônia Brasileira nos revela, de maneira bela e original. Esse foi o projeto escolhido pela Teadit, que decidiu, em seu papel de Responsabilidade Socioambiental apoiar sua primeira edição.
Enriquecedora, a publicação criada pela Metalivros, de autoria do fotógrafo e pesquisador Silvestre Silva registra a feliz combinação do saber tradicional popular regional com o conhecimento científico apurado. Retrata a intimidade dos ambientes naturais das frutas regionais da Amazônia brasileira de maneira nunuca antes registrada. É como se transportasse o leitor sentado em sua poltrona ao interior de um pomar amazônico, com perfumes e cores típicos, plenos de brasilidade amazônica.
É, portanto, com muito orgulho que a Teadit apresenta ao leitor Frutas da Amazônia Brasileira, através do qual terá a oportunidade de se deslumbrar e se informar adequadamente em torno desse importante e suculento acervo natural e cultural qua a Amazônia oferece ao Brasil e ao mundo. A Teadit acredita, firmemente, ser esta uma forma de contribuir com a conscientização e registro da importância de nos opormos à devastação que tanto mal tem inflingido à natureza e à humanidade, globalmente. Você é nosso convidado a compartilhar com nossa empresa da satisfação de conhecer, desfrutar, divulgar e tornar-se parte integrante deste passo em direção à conscientização e preservação ambiental.”
O livro Frutas da Amazônia Brasileira representa mais uma ação da Teadit em prol da cultura e sustentabilidade que temos orgulho de compartilhar com todos colaboradores, reforçando nossa missão: Vedando para um amanhã mais verde e seguro.
Fonte: Teadit