AS MUDANÇAS NA ISO 9001:2008
Num mundo cada vez mais globalizado e dinâmico, também as normas precisam se adequar. O processo de revisão da ISO 9001:2008 mantem sua essência inalterada, isto é, os oito princípios de gestão, a abordagem de processos, os títulos e campo de aplicação e estrutura continuam vigentes, só que aperfeiçoados, com maior clareza e melhoria na tradução, aumentando a consistência com a família 9000 e a sinergia com os conceitos da gestão ambiental daISO 14000. Diferentemente das transições anteriores, esta nova versão deverá ter seu prazo de adequação limitado a um ano. Entre outubro e dezembro deste ano, a nova versão da 9001 já deverá ser colocada para votação e a partir de janeiro de 2008 espera-se a publicação da versão final.
Os principais impactos no SGQ com essa nova versão da norma devem ficar por conta da facilitação na interpretação dos requisitos e da necessidade de atendimento aos requisitos estatutários e regulamentares relacionados aos produtos. O foco também aumenta para os resultados e a melhoria contínua. Veja o que muda na nova versão:0.1 Generalidades: esclarece a questão da conformidade com os requisitos regulatórios e estatutários, que deverão ser atendidos quando se referem ao produto ( na verdade, o resultado do processo). 1. Escopo: reforço na preocupação com o atendimento a requisitos regulamentares e estatutários para o produto, que não é somente o produto intencional, mas abrange o produto adquirido e o resultante dos estágios intermediários da produção. 3. Termos e Definições: foi eliminada a definição fornecedorXorganizaçãoXcliente. 4.1. Requisitos Gerais 4.2 Requisitos de Documentação 6.2.2 Competência, Treinamento e Consciência: 6.3 Infra Estrutura:
6.4 Ambiente de Trabalho: Incluída nota: 7.2.1 Determinação dos Requisitos Relacionados ao Produto: Também foi incluido uma nota para esclarecimento: 7.3.1 Planejamento de Projeto e Desenvolvimento: 7.3.3 Saídas de Projeto: pequena mudança na redação do texto para “as saídas de P&D devem estar em um formato adequado para verificação contra as entradas de P&D”, além de: “fornecimento de serviços inclui preservação do produto”. 7.5.2 Validação de Processos: Foram incluidas duas notas relevantes: Esta nota reflete uma interpretação sancionada da ISO atual que traz como exemplo a venda de balcão como um destes processos. Nota 2: Processos tais como soldagem, esterilização, treinamento, tratamento térmico, serviços de call center ou atendimento de emergências podem requerer validação. 7.5.3 Identificação e Rastreabilidade: Foi esclarecido que a organização deve identificar a situação de inspeção do produto por toda a realização do produto. 7.5.4 Propriedade do Cliente: Esclarecido em nota que dados pessoais também são propriedade do cliente. 7.6 Controle de Equipamentos de Medição e Monitoramento: Foi esclarecido que o equipamento deve estar identificado para permitir que a sua situação de calibração seja conhecida. Inclusão de duas notas: Equipamentos de medição incluem equipamentos para medir ou monitorar que são usados para monitorar conformidade com requisitos; e Confirmação da habilidade de software de computador em satisfazer a intenção de uso incluiria o gerenciamento de sua configuração e verificação para manter sua adequação ao uso. 8.2.1 Satisfação do cliente: 8.2.2 Auditoria Interna: Foi incluida a obrigatoriedade de manter registros da auditoria e de seus resultados. 8.2.3 Medição e Monitoramento dos Processos: 8.3 Controle de Produto não Conforme 8.5.2 e 8.5.3 Ação Corretiva e Ação Preventiva: Foi esclarecido que análise de ação corretiva e preventiva refere-se a análise da eficácia de tais ações. Anexo A: Traz uma correlação entre os requisitos da norma ISO 9001:2000 e ISO 14001:2004. Os demais itens não sofreram alteração. Para maiores informações sobre treinamento, auditorias de transição ou sobre a norma clique aqui. |

SSC
Av. das Nações Unidas, 11.633 – Brooklin Novo
São Paulo – CEP 04578-000 – Brasil
t: 11 3883 8800
f: 11 3883 8900
Email
Contato
Entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo!