dez 5, 2011
admin

2011 está entre os anos mais quentes já registrados

Ano é o 10º ano mais quente desde que começaram os registros em 1850, segundo a Organização Meteorológica Mundial

Agência EFE

As temperaturas registradas na Terra em 2011 estão entre as mais altas desde que as medições começaram a ser realizadas em 1850, afirma relatório divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). A conclusão é o destaque da versão preliminar da declaração anual da OMM sobre o estado do clima mundial, que foi apresentada na 17ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP17), na cidade sul-africana de Durban.

“Nossos dados científicos são sólidos, demonstram que o mundo está se aquecendo e que este aumento de temperatura é atribuído às atividades humanas”, disse em comunicado o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud. De acordo com o cálculo provisório da organização, durante 2011 (entre janeiro e outubro), a temperatura do ar na superfície da Terra e do mar se situou em 0,41 grau centígrado acima da média anual do período entre 1961 e 1990.

“Este é o 10º ano mais quente desde que começaram os registros em 1850”, ressalta o documento. Além disso, o período 2002-2011 se iguala ao de 2001-2010 como a década mais quente registrada até o momento, com 0,46 grau centígrado de aumento de temperatura.

Baseado nestes números, o subsecretário-geral da OMM, Jeremiah Lengoasa, disse durante a apresentação do relatório que “a mudança climática é real” e que “as temperaturas continuarão subindo”. Já Jarraud destacou que “a concentração de gases do efeito estufa na atmosfera alcançou novos máximos”.

“Essa concentração está se aproximando muito rapidamente de níveis que poderiam refletir um aumento de 2 a 2,4 graus centígrados na temperatura média mundial, o que de acordo com os cientistas poderia desencadear mudanças irreversíveis e de amplo alcance em nosso planeta, assim como em nossa biosfera e oceanos”, acrescentou.

A versão final do texto, referente aos primeiros dez meses de 2011, será publicada em março, uma vez seja conhecida a evolução da temperatura em novembro e dezembro deste ano.

O relatório da Organização Meteorológica Mundial se baseia em dados procedentes de estações de estudo do clima, navios, boias e satélites. EFE

Fonte: http://epocanegocios.globo.com



A COPPI tem forte atuação no setor de manutenção industrial, oferecendo serviços de recuperação de instrumentos.

13 minutos ago

Contato

Entre em contato conosco, teremos imenso prazer em atendê-lo!

Rua P. Camargo Lacerda, 157
CEP: 13070-277 | Campinas / São Paulo

coppi@coppi.com.br

Fone / WhatsApp:
(19) 3241-1400